A calvície de padrão masculino, ou APM, tornou-se um termo que a maioria dos homens em todo o mundo já ouviu falar e pesquisou. Se se olhar ao espelho e vir uma linha capilar a recuar, um adelgaçamento na coroa ou que os seus folículos capilares estão a encolher, considere se está a sofrer de alopécia de padrão masculino. Felizmente, nem tudo está perdido.
Graças à mais moderna tecnologia médica e cirúrgica, a calvície é reversível ou prevenível atualmente. Especialmente com a Turquia a tornar-se um centro global de transplante capilar, poderá haver um benefício em beneficiar disso.
A alopécia androgenética masculina é um problema enfrentado por muitos homens, independentemente da idade. Começa com a linha capilar a recuar e progride em direção ao meio do couro cabeludo. É também de notar que a calvície ocorre na região do vértice. Frequentemente, as áreas calvas tendem a confluir, formando grandes áreas de calvície.
Este é, muitas vezes, o resultado final de uma combinação de causas hormonais e genéticas. Entre as hormonas, a di-hidrotestosterona (DHT) é uma das que faz com que os folículos capilares diminuam gradualmente com o tempo e percam a capacidade de produzir cabelo. A calvície masculina (MPB) é, portanto, progressiva e tipicamente permanente.
Uma vez que a calvície feminina e a calvície masculina causam queda de cabelo em diferentes momentos, os métodos de tratamento devem ser planeados de forma diferente. Os especialistas utilizam a escala de Ludwig para casos de calvície feminina, enquanto a escala de Norwood é utilizada para classificar a queda de cabelo masculina.
Leia mais sobre as fases da calvície masculina: O que é a Escala de Norwood?
A herança genética é também uma das causas da calvície masculina. Se o seu pai, tio ou irmão sofre de calvície, existe uma grande probabilidade de também sofrer de queda de cabelo. No entanto, alguns fatores causais podem levar a uma queda de cabelo mais precoce ou mais rápida:
Hormonas (ou seja, DHT)
Envelhecimento
Stress e ansiedade
Deficiência de vitaminas na dieta (i.e. vitamina D, zinco, biotina)
Deficiência de exercício e dieta
Tabagismo e consumo de álcool
Efeitos secundários de alguns medicamentos
Os níveis elevados da hormona DHT afetam negativamente os folículos capilares, fazendo com que encolham e percam força com o tempo. No entanto, nem todos os indivíduos que produzem DHT apresentam o padrão de calvície masculina. Alguns fatores hereditários entram em ação nesta situação.
Ao tratar a calvície masculina, os especialistas aplicam métodos médicos ou cirúrgicos, conforme o mais adequado para o paciente. A terapêutica deve ser iniciada precocemente, em qualquer momento possível, para reduzir ou reverter a queda de cabelo.
Alguns desses tratamentos são os seguintes:
Minoxidil (solução tópica)
Finasterida (comprimidos orais)
Sérum para crescimento capilar
Dutasterida (bloqueador de DHT mais potente)
Injeções de PRP (Plasma Rico em Plaquetas)
Terapia de luz vermelha
Mesoterapia capilar
Operações de substituição capilar (procedimentos FUE e DHI)
Os medicamentos são mais eficazes na primeira fase, mas a restauração capilar é um processo demorado em casos de queda de cabelo avançada. A cirurgia de implante capilar é o último procedimento eficaz, principalmente quando a linha do cabelo recuou completamente e revelou a zona da coroa.
Se se perguntar com que idade começa a calvície masculina, leia isto: Transplante Capilar aos 25 anos: É Muito Cedo?
Os cirurgiões capilares bem-sucedidos realizam restaurações capilares minimamente invasivas e permanentes para tratar a calvície sem problemas. A Turquia é escolhida em todo o mundo, especialmente pela melhor qualidade e relação custo-benefício a um preço competitivo neste contexto. O transplante capilar DHI é um dos métodos mais eficazes, pois os resultados obtidos satisfazem de forma consistente.
O tipo de técnica a utilizar para o transplante capilar é decidido com base no nível de calvície do indivíduo, na condição da área dadora e na expectativa. Existem clínicas de sucesso na Turquia com uma vasta experiência no assunto.
O nosso departamento de transplante capilar no Yaman Surgical Medical Center conta com uma equipa qualificada na área, sendo que o hospital também realiza com sucesso cirurgias estéticas como rinoplastia, lifting facial, contorno de mama (mamoplastia), abdominoplastia e contorno de orelhas (otoplastia).
A calvície masculina é por vezes inevitável, mas pode ser prevenida através de alguns métodos. Eis algumas formas de limitar ou prevenir a queda de cabelo:
Tomar medicamentos que contenham bloqueadores da DHT (Finasterida, Dutasterida)
Meditação e minimizar o stress
Ter uma dieta equilibrada e rica em proteínas
Consumir minerais como a biotina, o zinco e o ferro
Reduzir o tabagismo e o consumo de álcool
Sono e exercício regular
Não usar modelos que prendam o cabelo demasiado apertado
Evitar o uso contínuo de ferro de alisar
Estas dicas podem ser de grande ajuda, principalmente para os homens que sofrem de alopécia primária. Estas técnicas não podem interromper completamente o processo de calvície, mas podem atrasá-lo. Por isso, o diagnóstico rápido e a consulta com um especialista são essenciais.
Leia ainda: Natação após o transplante capilar
A alopécia de padrão masculino é um grande problema que causa baixa autoconfiança num grande número de homens. Mas, graças à tecnologia avançada e aos equipamentos médicos da era atual, é agora fácil encontrar soluções boas e duradouras para o problema.
Com o tratamento e aconselhamento profissional adequados na fase de diagnóstico precoce, acordar com o cabelo já não é uma fantasia. A Clínica Capilar Dr. A Resul Yaman, a clínica de transplante capilar mais reconhecida da Turquia, continua a oferecer as soluções mais eficazes para a calvície masculina.